• Assim é o nosso CBM

Assim é o nosso CBM. Acesse nosso link no youtube e veja: https://www.youtube.com/watch?v=lKxZfZT1fSc&feature=youtu.be
  • Montanhismo é declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO

O montanhismo, em todas as suas vertentes, foi aprovado para ser Patrimônio Imaterial da Humanidade. Conforme anunciado pela Revista Blog de Escalada em 2018, a candidatura, apresentada pela Itália, França e Suíça; foi aprovada por unanimidade na XIV sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio...
  • Dia da montanha limpa por Ana Paula Vizintini

Caros, boa noite! Ontem o CERJ marcou presença no mutirão de limpeza da Trilha do Morro da Urca, em atenção ao Dia Mundial da Montanha Limpa. O evento foi organizado pelo Pedrinho Bugin (FEMERJ) e convocado no Clubinho pelo nosso querido Henrique Menescal. Emilio, Schimit, Monica, ...
  • Um domingo para reflorestar… por Livia Cardoso

No domingo dia 11 de agosto foi dia dos pais, um dia de que celebramos a figura paterna, e de alguma forma também o compartilhamento da vida. Nesse dia acordei cedo e me reuni ao grupo de voluntários organizado pelo Sávio para participar do projeto...
  • Vídeo Histórias do Cerj

Em comemoração aos 80 anos do Cerj lançamos um vídeo contando um pouco da história do nosso amado Clube. Aproveitem!!! https://youtu.be/6s-K0RZsOpY
  • Polos de Soro para atendimento de acidentes ofídicos – Última lista 2018

Por Alexandre Ressurreição O Sinitox disponibiliza em seu site lista atualizada dos polos de soro para atendimento de acidentes ofídicos no Brasil. Esta iniciativa visa ampliar a divulgação dos polos e contribuir para o melhor aproveitamento da soroterapia, uma vez que o tempo decorrido entre o...
  • Mutirão Pão de Açucar 14.10.2018 – por Sávio Teixeira

Boletim do projeto de Replantio no Pão de Açucar https://paodeacucarverde.blogspot.com/2018/10/mutirao-de-plantio-do-dia-14102018.html
  • Picada de cobra – o que fazer?

Vídeo que trata de um assunto cada vez mais comum... picada de cobra. https://www.youtube.com/watch?v=X3q8Lm2rlOE&feature=youtu.be
  • A Cordada – Carlos Rodrigues Brandão

A cordada - trilhas e montanhas. Meu tio Armando teve dois sítios. Um deles por pouco tempo e nós o chamávamos de “Sitinho”, no pé da serra na subida entre o Rio de Janeiro e Petrópolis. Estive lá três ou quatro vezes em tempos anteriores à...
  • Alerta Rio – 25/07/2018

Conversando com alguns amigos, vi que alguns não conhecem o Alerta Rio, um sistema de alerta de chuvas da cidade (http://www.sistema-alerta-rio.com.br/) que conta com algumas estações de medida em diversos pontos do município , como na Urca e na Barrinha, por exemplo. Há várias informações do...
  • Itabira por Carrozzino – 22/06/2017

Hoje está fazendo 70 anos da conquista do Itabira, no Espírito Santo, feita pelo CERJ, capitaneada pelo lendário Sylvio Joaquim Mendes. Um marco do montanhismo brasileiro e capixaba. Pena que os conquistadores não estão mais entre nós. O CERJ levou 20 anos ( dia 11 de julho de...
  • Conquistador José Luiz Barbosa por Carrozzino – 25/05/2017

Hoje seria o aniversário de um amigo meu chamado José Luiz Barbosa. Seria, pois ele já partiu há algum tempo do nosso meio. Além de ser meu amigo e de muitos outros cerjenses das antigas, fez escola de guias comigo na famosa escola de 1965 e...
  • Cerâmica antiga da sede por Reynaldo Pires Ferreira – 06/07/2016

Claro que é Visconde do Rio Branco. Deveria estar bêbado para escrever Visconde de Inhaúma. A Visconde do Rio Branco é a continuação da rua da Carioca depois da Praça Tiradentes. O CERJ ficava num sobrado, penúltimo prédio à direita antes da Praça da República e...
  • Parque Estadual dos Três Picos inaugura etapa da trilha Caminhos da Serra do Mar – 2015

Inauguração terá caminhada e oficinas de arte-educação para estudantes da rede pública O Parque Estadual dos Três Picos (PETP), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), inaugura neste domingo (19/07), às 9h, a etapa inicial da trilha de longo curso Caminhos da Serra do Mar. A...
  • PNI Estações Meteorológicas

Sou responsável pelas estações meteorológicas no Pq Nacional do Itatiaia no RJ. Tenho duas estações meteorológicas no PNI (Parte Alta), no qual é possível acompanhar o tempo online na região. Uma fica no Morro Massena a 2.584 mts de altitude e a outra no Vale...
  • Vegetação ameaçada – 25/05/2012

Ilhas de vegetação no meio de paredes rochosas é uma paisagem comum para nós escaladores. As rochas são o ambiente preferido de algumas espécies de plantas que só proliferam neste ambiente “inóspito”. Elas, em geral, têm um crescimento extremamente lento. Algumas levam cerca de 150 anos...
  • Depoimentos alunos CBM 2011 – 13/05/2011

Impressões Não sei muito bem o que eu estava pensando quando comecei a procurar um curso de montanhismo. Só sabia que tinha de procurar, e pronto. Uma espécie de chamado, sabem? O CERJ foi o último que procurei, já aliviadíssima, achando que esse também não daria...
  • Depoimentos Alunos CBM 2010 – 29/09/2010

Conheci o CERJ através do site na internet enquanto procurava por caminhadas e trilhas nas montanhas do Rio. Em junho de 2009, fui conhecer a sede do clube e ainda no saguão me deparei com o Carrô e com um amigo que iria comemorar seu...
  • Pequena História dos Mutirões – 13/06/2009

Mutirões de recuperação ambiental no Pão de Açúcar Em agosto de 2004, o CERJ deu um passo à frente na área ambiental adotando o Paredão Lagartinho (incluindo as bases das Chaminés Stop e Galotti), na face sul do Pão de Açúcar. Nossos mutirões acontecem sempre no 1°...
  • Vacina não é só coisa de criança! – 14/02/2008

Em geral, quando chegamos aos 20 anos, passamos a nos comportar como se vacinação fosse apenas assunto para as crianças. As campanhas de vacinação em massa, com os Dias Nacionais de Luta contra a poliomielite, acabam por ofuscar a importância de outras vacinas, indispensáveis para...
  • Amantes das Montanhas – 26/11/2007

Escaladores com mais de 60 anos praticam o esporte e esbanjam saúde Amantes da natureza e dispostos a superar limites, escaladores com mais de 60 anos mantém o espírito aventureiro e a boa forma. O petroleiro aposentado José de Oliveira Barros, 61 anos, pratica montanhismo...
  • Japonês de 75 anos planeja subir o Everest

De um jeito ou de outro, eles sempre se superam. O japonês Yuichiro Miura, 75, se prepara para escalar o Everest. Treina pesado. Ele integra o grupo de escaladores japoneses mais velhos a caminho da montanha mais alta do mundo: "Espero transmitir a mensagem de...
  • Recomendações para o bom uso da Cerjlist (Diretoria) – 31/10/2007

Quando a Cerjlist foi criada, foram estabelecidas algumas recomendações de conduta a serem observadas por seus integrantes. Estas recomendações constam em Ata de Reunião Ordinária (595ª Reunião Ordinária, ocorrida em 02/04/2002). Dos itens que se seguem, alguns são originais do texto daquela Ata e outros...
  • O CERJ, com Zé nos Alpes suíços. Via Ferrata do Daubenhrn 2971m – 15/09/2007

Clarens, sábado 15 setembro 2007. Na quinta-feira passada, depois que retornamos do nosso tour até ao Chalet du Lac Blanc em Chamonix na França, eu consegui falar ao telefone com o Jean Michel que me propôs fazermos uma via ferrata em Leukerbad, proposta que aceitei sem...
  • O CERJ com o Zé nos Alpes franceses – 13/09/2007

Clarens, quinta-feira 13 setembro 2007. O tempo hoje amanheceu mais bonito que ontem e resolvemos voltar a Haut Savoi na França, mais exatamente no Col de Montet em Chamonix para refazer o “Sentier des Lacs”, e desta vez certamente nós chegaremos até a cabana, da última...
  • Como ser um bom sócio – 05/09/2007

Como todos sabem, o trabalho daqueles que contribuem de alguma forma para o bom funcionamento de nosso Clube é voluntário e não remunerado. Seu único objetivo é perpetuar uma bela história que se iniciou nos idos de 1939 e que se escreve até hoje. Mesmo...
  • 1ª Atualização das Diretrizes de Mínimo Impacto para Urca – 31/08/2007

Dia 11.08.2007 ocorreu na Urca a 1a Atualização das Diretrizes de Mínimo Impacto para Urca, as quais foram criadas no Seminário da Urca realizado em 2002. A FEMERJ realizou duas reuniões abertas para todo e qualquer interessado que desejasse participar da elaboração do texto que seria apresentado...
  • Dez Anos de “CERJ” – 10/07/2007

No mês de julho de 1997 me associei ao CERJ. O Paulo de Paula e eu comentamos com a Lúcia, durante a aula de alongamento na ACM, que com o término das atividades do programa da Prefeitura "Conhecendo o Rio à Pé", estávamos órfãos de...
  • Zé, o sexagenário – 07/07/2006

Clarens, Martigny e Champex Cabane de Triant, sexta-feira 07 de julho 2006. Dia dos meus 60 anos, depois do café da manhã na varanda, terminei de arrumar minha mochila para a excursão com o Jean-Michel. Partimos de Clarens por volta das 11:00 e 11:30 já estávamos...
  • Voltou tudo aquilo que era antes… – Entrevista com Carrozzino – 16/01/2006

Carlos Carrozzino foi um grande escalador do Cerj na década de 60, mas parou de praticar o esporte em 1973. Foram 30 anos fora da atividade até que a vida o trouxe novamente para o clube. Aos 62 anos, Carrô voltou à forma e tornou-se...