O montanhismo, em todas as suas vertentes, foi aprovado para ser Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Conforme anunciado pela Revista Blog de Escalada em 2018, a candidatura, apresentada pela Itália, França e Suíça; foi aprovada por unanimidade na XIV sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO (ICH), em Bogotá.

O trabalho foi alcançado por meio da coordenação entre as partes interessadas nos países mencionados. Especificamente por:

  • Um grupo piloto central de seis representantes representando corpos de montanhas, guias de montanha, clubes alpinos e uma universidade.
  • Consulta e conferências com um grupo piloto maior, com representantes adicionais dessas organizações, em particular clubes alpinos suíços e italianos e associações de guias de montanha.

Como o montanhismo não é apenas uma atividade física que requer qualidades atléticas e experiência técnica. Defini-lo simplesmente por atividades como a exploração de paisagens fascinantes ou a busca de realizações pessoais é incompleto.

São todas essas características e, além disso, são caracterizadas por uma estrutura mental de comprometimento pessoal, senso de responsabilidade, conhecimento de seu ambiente natural e respeito a ele, além de fortes relações sociais e de solidariedade.

O montanhismo é agora reconhecido pela UNESCO como a arte de escalar picos e encostas de montanhas com suas próprias forças físicas, técnicas e intelectuais; desafiar as próprias habilidades e experiências ao negociar obstáculos naturais e não artificiais; avaliar e assumir riscos medidos; de autogestão, responsabilidade e solidariedade; e respeitar outras pessoas e locais naturais.

Fonte e matéria completa: https://blogdescalada.com/montanhismo-e-declarado-patrimonio-mundial-pela-unesco/