Clarens, quinta-feira 13 setembro 2007.
O tempo hoje amanheceu mais bonito que ontem e resolvemos voltar a Haut Savoi na França, mais exatamente no Col de Montet em Chamonix para refazer o “Sentier des Lacs”, e desta vez certamente nós chegaremos até a cabana, da última vez que estivemos por lá, não chegamos até a cabana porque ainda havia muita neve no trecho final de acesso à mesma, que é bem íngreme e nós só estávamos equipados de papetes e não de botas de montanha como a situação exigia. Desta vez não partimos muito cedo não, mas como escurece tarde e pela previsão de tempo de caminhada publicada no guia, e que aliás já temos noção por causa da vez anterior, dá para fazer a excursão, ida e volta, sem estresse com luz do dia e assim sendo, só chegamos ao colo a 1.461m às 11:10 com um belo céu azul com poucos lindos cúmulos sobre alguns dos picos mais altos da região.

Depois de calçar as botas revisar as mochilas e visitar o banheiro, finalmente às 11:30 iniciamos nossa caminhada rumo ao Chalet du Lac Blanc a 2.353m de altitude. A trilha começa na cota 1.461m com aclive bem leve, mas não demora a ficar bastante íngreme e segue assim por um trecho bem longo, quando vence 90% do desnível total entre o colo e a cabana. Neste trecho inicial, a encosta por onde segue a trilha está voltada para nordeste e vemos ao fundo o Dents du Midi e a Barragem d’Emossons do outro lado da fronteira, ao longe já na Suíça e bem pertinho aqui na França, do outro lado do vale depois do colo, aqui na França, várias geleira e Agulhas até chegar no maciço do majestoso Mont Blanc.

Esta caminhada é linda e o tempo está maravilhoso, neste trecho mais puxado da trilha só cruzamos logo no início com um caminhante que terminava sozinho a descida em direção ao colo e no primeiro platô panorâmico havia um grupo de 4 montanhistas descansando e lanchando, não sei se subiam ou desciam, mas provavelmente desciam pois não os vimos mais o resto do dia. Depois que se vence o subidão, chega-se bem próximo da base do maciço da Aiguille Rouge e depois de cruzar um mar de pedras, que da vez passada estava coberto de neve, nos deparamos com a bela visão do Mont Blanc que estará sempre à nossa frente até chegarmos no chalet.

Caminhando um pouco mais, e agora sempre cruzando com andarilhos que estão de retorno ao colo, logo chegamos a 2.133m num monte sobre os lagos de Chésery, eram 13:45 e seguindo em frente descemos um pouco até 1.910m aonde encontramos o lago maior de Chésery às 14:20 com bela visão para o Mont Blanc, e é deste ponto que não chegamos a ver da vez passada por causa da neve, que se inicia a subida final mais uma vez bem íngreme para o Chalet du Lac Blanc a 2.353m de altitude aonde chegamos às 14:45. Do fim do primeiro subidão até este ponto, cruzamos com vários grupos descendo, outros descansando em um platô ou na beira deste último lago e como fizemos várias paradas principalmente para bater fotos, agora tem até alguns outros montanhistas nos alcançando, estes estão subindo de mala e cuia provavelmente para pernoitarem no chalet.

Logo abaixo do chalet temos os Lacs Blancs, são dois com a água bem leitosa devido provavelmente a minerais dissolvidos na mesma e ficamos na beira do primeiro até 15:25, período em que aproveitamos para fazer o nosso piquenique, só faltou um vinhozinho. Descendo Depois de encher a barriga, ainda demos umas voltas pelas margens dos lagos antes de finalmente às 15:50 iniciarmos nossa volta para o colo de Montet. No caminho de volta cruzamos com vários montanhistas, a maioria aparentando mais de 60 anos, provavelmente aposentados, alguns em grupos e outros sozinhos subindo para certamente, pelo adiantado da hora, pernoitarem lá em cima no chalet.

Como da vez passada, nós vimos alguns bouquetins (cabritos monteses), mas desta vez só tinha filhotes que ficam bem perto das pessoas sem demonstrar maiores medos, como esta é uma reserva eles estão protegidos e não têm nada a temer dos bípedes estranhos que vez por outra os observam. A descida foi tranquila e às 18:50h chegamos de volta ao colo de Montet felizes como pintos no lixo depois de uma bela caminhada em plena natureza que mais uma vez nos brindou com uma bela jornada. Resumo da ópera: Tempo de subida 3h15min; Tempo de descida 3h, distância total percorrida 12km com desnível de 892m entre o colo e o chalet, mas na realidade subimos pouco mais de 1.000m pois em alguns pontos tivemos que descer para subir de novo do outro lado.

José de Oliveira Barros (Zé)