Mutirões de recuperação ambiental no Pão de Açúcar

Em agosto de 2004, o CERJ deu um passo à frente na área ambiental adotando o Paredão Lagartinho (incluindo as bases das Chaminés Stop e Galotti), na face sul do Pão de Açúcar.

Nossos mutirões acontecem sempre no 1° domingo do mês, às 9 h e o ponto de encontro é na Praça General Tibúrcio, em frente à Praia Vermelha.

Nesses quase cinco anos de trabalho, conseguimos reverter um quadro de degradação ambiental instalado ali. Por causa da péssima qualidade do solo, que também é muito raso, o progresso é lento, mas o resultado já é visível.

Numa outra frente, atuamos também na recuperação da trilha de acesso à Chaminé Stop, a partir da Pista Cláudio Coutinho. Construímos, ao longo da calha d’água (que às vezes coincide com a trilha), vários pequenos diques, com bons resultados na contenção da erosão provocada pelas fortes enxurradas que descem ali. Antes, todo esse material descia sem obstáculos, indo assorear a Pista Cláudio Coutinho, na entrada da trilha, com prejuízo para todo o ecossistema dentro da mata. Agora, já notamos pequenos platôs junto aos diques, confirmando sua utilidade.

Trabalho semelhante também está sendo feito na base da via Lagartão, ampliando lentamente a base da via, ajudando assim no desenvolvimento das espécies espontâneas que já estavam lá.

Importante também a construção dos degraus entre as bases das vias Lagartão e da Chaminé Stop em setembro de 2005, com madeira tratada cedida pela FEMERJ. Com isso, reduzimos muito o impacto nesse trecho muito íngreme da trilha, que a cada chuva ficava pior. Hoje, os degraus estão consolidados e necessitam de pouca manutenção.

Num mutirão memorável, em novembro de 2004, 23 montanhistas responderam ao chamado para o transporte de 320 mudas para o início do plantio no Paredão Lagartinho. Foi bonito ver aquela fila de montanhistas subindo a encosta, levando de volta o verde para aquela área tão degradada.

Nas duas áreas que recupero individualmente na face leste do Pão de Açúcar, quando solicito ajuda sempre sou atendido pelos cerjenses e montanhistas de outros clubes. Lá, foram feitos vários mutirões para transporte de mudas com a ajuda preciosa dos voluntários. No último, em dezembro de 2008, tivemos também a ajuda dos militares da Fortaleza de São João. Na face leste (Costão e Grotão), a recuperação já está bem mais adiantada, já que foi iniciada em maio de 2002 e o solo é muito melhor, na maioria da área.

Você está convidado (a) a participar dos nossos mutirões. O pouco que contribuímos faz diferença e minimiza o impacto que o grande número de montanhistas tem provocado na área em que atuamos. O entorno do Pão de Açúcar é uma espécie de quintal dos montanhistas. É razoável que cuidemos, no mínimo, do nosso quintal. Façamos a nossa parte. O planeta merece.

Agradeço a todos os voluntários que cederam seu tempo e esforço todos esses anos, ao CERJ e à FEMERJ pelo apoio e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pela doação das mudas.

Mais informações no blog: www.paodeacucarverde.blogspot.com

Domingos Sávio Teixeira – Diretor de Ecologia