Clarens, sábado 15 setembro 2007.
Na quinta-feira passada, depois que retornamos do nosso tour até ao Chalet du Lac Blanc em Chamonix na França, eu consegui falar ao telefone com o Jean Michel que me propôs fazermos uma via ferrata em Leukerbad, proposta que aceitei sem pestanejar, não é bem uma escalada, mas já é melhor do que nada, e marcamos esta excursão para este sábado. Parti de Clarens às 06:00 em ponto, cheguei a Martigny no posto de gasolina da COOP, nosso ponto de encontro às 06:30, o horário marcado foi 06:45 e pouco antes disso o Jean Michel chegou trazido de carro pela sua esposa… Depois de transferir seus equipamentos para o meu carro, finalmente às 06:50 partimos em direção ao nosso projeto, desta vez a esposa não vem conosco, pois tem que trabalhar hoje e além disso, a jornada seria um pouco pesada para ela.

Fizemos uma rápida parada em Sion para pegar equipamento apropriado para vias ferratas para eu usar; perdemos um pouco de tempo neste desvio que no entanto era necessário. Chegamos a Leukerbad no estacionamento da estação inferior da Gemmi-Bahn às 07:55, perdemos um pouco de tempo dentro da pequena cidade por causa de obras que estão provocando o desvio do transito, o que nos fez dar mais voltas para chegar ao nosso destino e acabamos perdendo a primeira viagem da cabine que partiu às 08h; só conseguimos pegar a das 08:30 chegando ao Gemmipass por volta das 08:40.

Da estação de Gemmipass temos que descer um bom pedaço de trilha para alcançar a base da via ferrata do Daubenhorn que começa na cota 2.350m. A via é bem frequentada, pois a esta hora já vemos pessoas na parede, tem algumas na nossa frente ainda na trilha e atrás de nós vem mais gente descendo a trilha para alcançar a base da via. Finalmente às 09:30h entramos na via depois de ultrapassar ainda na trilha de aproximação um grupo de 3 meninas e dois rapazes, além de um casal com quem até conversamos um pouco num platô próximo do início da via.

Apesar de o guia impresso informar que a via não é bem equipada, qualquer brasileiro que a faça vai achar este comentário uma piada, pois comparando com as ferratas brasileiras, esta aqui é um luxo de bem equipada. A via tem um desnível de 591m, mas seu comprimento total, desde a primeira trama de cabo na sua base até o último lá no cume se aproxima dos 1.000m, pois além de um longo trecho em diagonal ascendente no seu início e outro horizontal perto do final, ainda temos uma bela caminhada antes do quarto final da via saindo de um imenso platô aonde chegamos às 12:30 e aproveitamos para fazer nosso lanche retomando a subida 12:50; isto sem contar a caminhada inicial de Gemmipass até a base da via.

Finalmente chegamos ao cume, chega de cabos, degraus de vergalhões e escadas; haja braços, eram então 13:30h e o tempo estava maravilhoso; a visão dos vales aos nossos pés e dos Alpes ao longe era simplesmente espetacular e curti muito este momento. Fiz um monte de fotos, perambulei pelo cume enquanto meu parceiro de jornada descansava ao sol. Passeando pelo cume notei que preso na base da cruz que marca o ponto culminante do Daubenhorn tem um recipiente com um livro de cume e não pude deixar de registrar minhas impressões da jornada.

Esta foi minha segunda ferrata aqui na Suíça, e que maravilhoso estar aqui neste belo cume num dia ensolarado e de brisa agradável. Agradeço esta jornada ao meu novo amigo Jean-Michel que se prontificou a me trazer aqui. Muito obrigado.

Ficamos no cume até 14:05 quando iniciamos nossa caminhada de descida utilizando a via normal que desce a encosta do lado oposto ao que subimos, atravessando uma geleira antes de atingir o fundo do vale e voltar para o Gemmipass aonde chegamos às 15:35 e como a próxima descida do teleférico só se dará 16:00 aproveitamos para brindar o feito e o aniversário do Jean-Michel comemorado no dia 13 passado, com uma deliciosa cerveja que depois de uma excursão como esta parece ficar ainda mais gostosa e isto na varanda do restaurante com bela vista para os Alpes; maravilha.

Por volta das 16:20 deixamos Leukerbad retornando a Martigny aonde chegamos por volta das 17:20 e fiz uma pequena parada na casa do Jean-Michel quando tomei mais uma cervejinha e fiquei algum tempo batendo papo com o casal e uma amiga deles. Valeu a jornada!

José de Oliveira Barros (Zé)