O CERJ, como uma instituição que visa a preservação e o mínimo impacto das nossas atividades no ambiente de montanhas, repudia esse e outros tipos de vandalismo nas vias de escalada, nesse caso em específico na Via Leste do Pico Maior de Friburgo, de autoria do Clube e localizada no Parque Estadual dos Três Picos.

É entristecedor ainda presenciarmos este tipo de atitude. Uma ação que fere não somente ao meio ambiente, mas a própria comunidade do montanhismo. Nós repudiamos esta prática antiética e covarde, que se constitui em crime ambiental.

Quando acontecem esses casos, em geral, o autor se acovarda no anonimato, faltando o mínimo de dignidade para defender o que fez. Seria interessante que ele explicasse a ideia por de trás da coisa, para que pudesse, inclusive, propiciar algum tipo de reflexão visando a melhoria na divulgação das boas práticas de mínimo impacto, indo além do simples juízo de total falta da noção do ato.

Convidamos o seu realizador a se apresentar e contamos com a comunidade para fazer a coisa certa: Denunciar e auxiliar ao Parque na identificação do agente!

As denúncias, reclamações, solicitações, sugestões ou elogios junto às unidades de conservação devem ser feitos por meio da Plataforma Integrada de Ouvidorias – Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br/publico/RJ/Manifestacao/RegistrarManifestacao), a fim de que seja seguido o fluxo oficial de processamento e tratamento desses tipos de demanda.