Nova via de escalada no Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET
Via Didática
2º II A0 – 210 m
Setor Aderência da Serrinha – Morro do Telégrafo, PESET
Conquistadores: André Costa, Beatriz Marques, Claudney Neves, Eny Hertz, Karla Paiva, Mariana Abunahman
Acesso
A entrada da trilha, de coordenadas 22º 57′ 47.44” S 43º 1’25.66” O, fica em frente ao número 329 da Estrada Gilberto de Carvalho (RJ 102), do lado direito de quem sobe a partir de Itaipu, distante cerca de 250 metros do Mirante de Itaipuaçu. Esta estrada é conhecida como Estrada da Serrinha.
Há duas “vagas” há poucos metros da entrada da trilha, onde é possível estacionar os carros.
Trilha
Um resto de cerca de arame farpado marca a entrada, vá subindo, passando ao largo do bambuzal, vire para a direita e siga em direção ao costão rochoso, há muitos pequenos matacões perto do costão. Da Estrada da Serrinha até a base são cerca de 120m. A trilha não está marcada.
Base da Via
A base, de coordenadas 22o 57’51.77 S 43o 1’25.84 O, fica exatamente no final da trilha, entre um diedro coberto de vegetação à esquerda e uma “língua” de mato à direita, ao lado de uma grande árvore.
Como é face norte, recomendamos que chegue bem cedo.
O setor já possui mais três vias e uma variante, com graus que variam de 3º a 5º.
A proposta da via Didática surgiu pela dificuldade de encontrarmos, na região, uma via ideal para o escalador ou guia iniciante aprimorarem o conhecimento na escalada. A proteção dupla na base tem como objetivo ajudar na aula de paradas.
Utilizamos diversos tipos de proteções fixas, desde grampos, passando por parafusos, até chapeletas, que não são comuns na região do PESET.
A via também foi didática para quatro dos seis conquistadores, três deles nunca haviam conquistado antes. Os quais pesquisaram muito na internet, leram bibliografia especializada, e foram bater as primeiras proteções com punho e marreta.
Depois de bastante suor e bolhas nas mãos, continuaram a conquista com uma furadeira emprestada pelo Claudney Neves, que se juntou ao grupo com Karla Paiva.
A via foi doada ao Centro Excursionista Light
Croqui no link
Saudações
Eny Hertz
