O paredão Vermelho foi conquistado em 1974 pelos escaladores Salomith Fernandes e Carlos Bernardo. Conversando certa vez com o velho Salô, ele me informou que o nome Vermelho era uma homenagem à praia Vermelha.
A diretoria técnica do CERJ vem desenvolvendo um processo de manutenção de suas vias de escalada. O objetivo dessas manutenções é manter a via em condições de ser escalada com relativa segurança, no tocante a qualidade e condição das ancoragens (lembrando que a segurança numa escalada, vai muito além de uma via bem equipada com ancoragens de qualidade e bom estado). Aliás, o maior legado que pode ser deixado por um Clube de Montanha são as suas conquistas e primazias, tanto de paredões rochosos, por meio da escalada em rocha, quanto a subida de montanhas por caminhada.
Esse processo de manutenção segue uma recomendação da Federação do não uso de ancoragens artesanais, ancoragens essa que atendam requisitos mínimos de exigência da norma europeia EN959.
O Paredão Vermelho foi elencado para manutenção, devido a precariedade das antigas ancoragens e da alta frequência de escaladores com pouca experiência em escalada.
Para termos uma noção do volume de manutenção que teríamos que fazer, realizou-se uma inspeção prévia por uma dupla escaladora do clube (Marcelo e Anabel). Dessa inspeção prévia, chegou-se a um número de ancoragens que provavelmente seriam substituídas, entre 11 e 14.
Marcamos a manutenção para domingo, dia 01/12/2019 as 7:00h na Urca (praia vermelha). Definimos as cordadas para manutenção: Eu e Breno, Caiê e Míriam. Definimos como estratégia escalar a via toda e fazer a substituição das ancoragens na descida. Com isso, poderíamos além de aproveitar a escalada, fazermos uma nova avaliação de todas as ancoragens. Quando chegamos em P4, final da via, a conclusão foi unânime, todas as ancoragens deveriam ser substituídas. Por sorte havíamos levado 20 ancoragens, compostas por chapas Pingo Bonier – aço inox 316L e Parabolts Jiraw – M10 x 80mm – aço inox 316L. Dividimos a manutenção em duas equipes: Eu e Breno, que faríamos a instalação das novas ancoragens e Caiê e Miriam retirariam as ancoragens antigas – auxiliados por uma esmerilhadeira com um disco de corte para facilitar o trabalho de retirada. A atividade durou cerca de 5 horas, escalada + manutenção e as 12:30h todos já haviam descido e finalizado a atividade de manutenção, com o total êxito.
PS. Todas as ancoragens novas foram instaladas com o auxílio de um Torquímetro digital, calibrado em 34 Nm.
PS. Todas as paradas estão duplicadas.
PS. Todas as decisões sobre manutenção de vias são tomadas em reunião de DT.

Material usado:
1 Furadeira Makita 18V – do CERJ
1 Broca 10 mm x 160 mm – SDS Plus – Makita
1 Esmerilhadeira 18V – do CERJ
1 Disco de corte para aço carbono – 3mm x 115 mm x 22 mm
1 Chave de catraca com soquete longo de 17mm
1 Torquímetro digital
1 Marreta de 1Kg para auxiliar na retirada das ancoragens antigas
1 Marreta de 500g de aço inox para instalação das ancoragens novas
2 Tubos plásticos (8mm de diâmetro) para retirada da poeira do orifício de instalação das ancoragens

Julio Mellocroqui coloridos