Quando a Cerjlist foi criada, foram estabelecidas algumas recomendações de conduta a serem observadas por seus integrantes. Estas recomendações constam em Ata de Reunião Ordinária (595ª Reunião Ordinária, ocorrida em 02/04/2002). Dos itens que se seguem, alguns são originais do texto daquela Ata e outros foram adaptados para adequarem-se à realidade atual.
1. Da lista cerjlist@cerj.org.br poderão participar todos os sócios do clube; não sócios serão incluídos a critério da Diretoria.
2. E-mails com anúncios de venda de equipamentos pessoais são permitidos e bem-vindos. Entretanto, e-mails para divulgação de serviços profissionais ou de revenda de produtos por lojistas, distribuidores etc. devem ser remetidos ao moderador da lista para que o seu conteúdo seja avaliado pela Diretoria.
3. E-mails de divulgação de eventos, competições, refúgios e livros afins ao Montanhismo são bem-vindos à lista.
4. E-mails com correntes ou qualquer tipo de spam devem ser evitados. Caso você julgue alguma informação como de “utilidade pública” e deseje compartilhá-la com os membros da lista, tenha o cuidado de antes verificar a pertinência e veracidade da mesma.
5. Evite a troca de e-mails sobre um assunto que interessa apenas a você e a um interlocutor em particular. Quando o assunto já não for de interesse coletivo, continue a troca de e-mails em PVT (PriVaTe).
6. Esteja ciente de que e-mails com arquivos anexados acima de um tamanho pré-determinado são submetidos a moderação.
7. Procure usar o campo assunto/subject de forma que ele reflita o conteúdo de seu e-mail. Evite dar replies sem alterar o campo assunto quando for o caso.
8. Procure usar a lista para promover entendimentos e não o contrário. Evite acusações, insinuações, brigas, xingamentos e etc. Mesmo que questões polêmicas de interesse do grupo sejam levantadas, procure fazê-lo de forma cordial e educada, sem recentimentos e pré-julgamentos.
9. Você recebe um lembrete mensal com algumas informações úteis sobre o uso da lista. Procure lê-lo. Ele contém dicas que podem auxiliá-lo a fazer várias tarefas como a sua remoção da lista, a alteração do seu endereço de e-mail inscrito na lista e a consulta aos e-mails dos vários membros da lista.
Acima de tudo, tenha bom senso. Ele certamente será mais útil a você para avaliar a pertinência de um e-mail enviado à lista do que qualquer regra imposta.
Diretoria do CERJ