Dias 22 e 23 Carla Romão e eu organizamos uma excursão com duas atividades e tivemos vários interessados. No sábado, 22/07/23, fomos no Pico Maior do vale dos frades. Eu tinha ido faz alguns anos para reabrir a trilha e tentei voltar em duas ocasiões sem sucesso. Dessa vez fomos determinados a chegar ao cume. O encontro foi às 7h na Padaria Deguste em Venda Nova, fomos Daniel, Carla, Isabella Martins, Pedro, Phillip, Akbar e Ricardo. Entramos na Fazenda Itatiba, fomos até o laranjal e adentramos o bosque. A sinalização velha é bastante dispersa e no bosque tem que ficar atento. Chegamos à pedra e ai começa uma série de costões que fomos procurando pelo GPS. Nessa altura o Ricardo já estava muito cansado. Conversamos com ele e como não conseguia seguir, ficou nos esperando quietinho num ponto. Calculávamos que em 3 horas estaríamos de volta.

A partir dai a trilha aparece e desaparece, passamos costões de pedra, tivemos dúvidas de por onde subir, o que atrasou um pouco. O último ataque realmente custamos a encontrar como subir, mas finalmente conseguimos encontrar uma parte do costão com uma vegetação que ajudasse. Mas não terminou ai, chegamos lá em cima e tivemos que passar por pastos altos que não deixavam ver trilha nenhuma, que cobriam nossas cabeças, mas finalmente conseguimos atingir o cume às 14 h. O visual é maravilhoso e ficamos tentando identificar as montanhas. Lanchamos rapidamente e começamos a descida para encontrar o Ricardo.

Descobrir a volta pelos pastos não foi fácil, nem a descida pelo costão, mas ajudados pelo GPS chegamos bem. Daniel foi líder da excursão, procurando o tempo todo o caminho e passando facão quando necessário, ajudado por Pedro em algumas oportunidades. O Ricardo ficou nos esperando, por sorte, mas foram bem mais do que 3 horas. Já estava quase escuro quando o encontramos. Na entrada do bosque tivemos que ligar as nossas lanternas.

Mas finalmente foi um sucesso e terminamos a excursão comendo uma macarronada feita pela Gisela, que estava esperando com o pessoal que escalaria no domingo na minha casa.

Mais uma excursão de muito sucesso!

Miriam Gerber