Pedra da Pedeana

Miriam Gerber

Retomando às atividades, no dia 11 de setembro abri uma excursão para Pedeana, uma montanha de 1.715 m que se encontra entre o Vale da Sebastiana e Vargem Grande. Foi conquistada pelo CEB em 2011, mas o caminho era outro e o fazendeiro atualmente não deixa passar. Por isso, falei com Cláudia Bessa e fomos encontrar outro caminho para poder levar pessoas a esse cume tão bonito. A trilha até o cume tem 7 km e meio e leva 3h e meia de trajeto, passa por vários riachos e córregos e tem uma vegetação lindíssima. Começa entrando pelo Vale da Sebastiana, olhando esses maravilhosos bicos e a Pedra da Sebastiana. Nessas montanhas tem várias vias de escalada.
Para a abertura da trilha acompanharam Daniel e Luis Pedro.
Nessa excursão oficial participaram Luis Pedro, Mariozinho e Jessica do Cerj; e Mario, Amanda, Carolina, Cassius e Adrimara do Light.
O encontro foi às 8h e depois do café na padaria partimos. Começamos a caminhar às 9 horas e 12h30min os primeiros participantes chegaram ao cume. O último trecho é bem íngreme e foi mais duro, mas a maior parte da caminhada é de um desnível suave que dá para curtir o mato.
O visual no cume é realmente bonito, tendo de um lado o Seio da Mulher de Pedra e o Umbigo e um dos cumes do Buraco do Ouro, do outro lado vemos a Pedra da Sebastiana, o Carmo, Branca de neve, Salinas, Torres de Bonsucesso, é um visual muito amplo.
Do cume pode-se continuar uns 5 minutos até uma agulha, de onde é possível ver ainda melhor a paisagem.
Depois de descansar, assinar o livro, lanchar e conversar bastante, começamos a descer levando o mesmo tempo de descida.
Os participantes estavam felizes e cansados e com mais um cume no curriculum.
E que venham muitos mais!
Curiosidade: Por que Pedeana?? Quando iam fazer essa conquista, Ana Isabel tinha machucado o pé e estava em recuperação, e pediu para Berardi deixá-la ir na excursão. Como o pé estava doendo, ela ficava pedindo para parar, então o nome ficou Pedeana (Pé de Ana, Pede Ana).
Fotos: Jéssika Souza