Companheiros da montanha,
As fronteiras da Venezuela reabriram para as visitas ao tepui e já não mais se precisa passar pelas trochas, as trilhas paralelas que não passam pelo controle de fronteira. Mas a situação de lá não melhorou e os nossos amigos pemóns de Paraytepui, que são os porteadores de todos os montanhistas que vão lá, ficaram ainda mais fragilizados pela redução do turismo.
Eles estão precisando:
Botas de trekking novas ou usadas em bom estado, com tamanhos de 36 a 39 (são todos pé pequenos) para os guarda-parques pemóns:
5 de tamanho 39
1 de tamanho 37
1 de tamanho 36
Também precisam sementes para pasto Victonella.
Também remédios diversos como da lista anterior são necessários para minimizar os surtos que lá ocorrem.
Também notebooks antigos mas funcionando e com acesso wifi para internet será muito útil. Idem smartphones com acesso a internet. Em Paraitepuy não tem sinal de celular mas o posto médico tem uma antena de internet via rádio e energia solar com um roteador, o que permite (precariamente) uma comunicação com o exterior, a única de contato além do rádio UHF/VHF do InParques.
Vamos doar um site para eles: estamos criando um site em português, espanhol e inglês, para a comunidade de Paraitepuy e o domínio escolhido por eles já está registrado:
O mesmo incluirá a história do povo pemón, sua cultura, sua mitologia, sua organização e, principalmente, informações e contatos para todos os montanhistas que desejem ir lá e subir ao Monte Roraima, podendo agendar com antecipação, contratar guias e porteadores, hospedagem, etc. A alimentação do conteúdo será por conta deles, exclusivamente deles, e nós faremos somente a parte técnica, o suporte na retaguarda e o pontapé inicial. Y planeamos hacer un entrenamiento con ellos en el uso básico de las herramientas de wordpress. Vamos hospedar o site e domínio na Onlink (www.onlink.com.br). Este será o nosso apoio sem contrapartida.
Assim, amigos, em breve todos poderão visitar ao tepuy de várias formas… contratando a sua agência preferida ou falando diretamente com eles, agendando pela internet e indo para lá, se hospedado na pousada local e interagindo com a comunidade.
Planejamos levar as doações que forem conseguidas na próxima expedição Roraima Extreme até a Proa, torcendo para as relações Brasil-Venezuela ficarem estáveis e a fronteira continuar aberta! Se tudo correr bem, voltamos a subir o tepui na semana do feriado de Corpus Christi, em junho, ou em agosto/setembro, pois em julho já vamos na Expedição Amazônia.
Assim, quem tiver algum notebook antigo que não esteja usando mais ou smartphone encostado e desejar doar, peço que entre em contato comigo no privado. Doações em dinheiro também são muito úteis para comprar alguns desses itens. Já temos para enviar uma cozinha portátil e algumas roupas.
Uma notícia: estão proibidas filmagens com drones na Venezuela, podendo o mesmo ser apreendido e multados o proprietário do drone e a agência. Quem desejar filmar com drone deve abrir uma solicitação no InParques em ciudad Bolivar, para obter a autorização.
Saudações fraternais,
Erick