Mais Novo Projeto do CERJ: Vias Clássicas do CERJ

É com imensa satisfação que o CERJ apresenta e faz a divulgação do primeiro Informativo do projeto “Vias Clássicas do CERJ”, idealizado pelo Igor Costa, com o apoio da nossa diretoria e, especialmente, de um Grupo de Trabalho capitaneado por ele, em uma divisão de tarefas que em muito lembra os tempos dos nossos extintos boletins.

De momento, temos neste GT: Igor no texto e gerenciamento; Magal com os croquis; Breno com a revisão técnica e Wal com a revisão histórica, sem contar a Jana, o Carrozzino e o Mariozinho no acompanhamento geral.

O CERJ agradece ao Igor e a todos que o ajudaram a tornar este projeto realidade, convidando-os a ler o breve texto por ele realizado para a apresentação do Projeto, bem como o primeiro Informativo.

Rio de Janeiro, 16 de novembro de 2023.
Diretoria do CERJ

Você sabe como nasceu a Parede dos Coloridos? Nesse primeiro número do projeto Vias Clássicas do CERJ resgatamos um pouquinho dessa história ao falarmos do Paredão Vermelho.

O projeto tem por objetivo apresentar algumas das mais clássicas conquistas do CERJ no que diz respeito a vias de escalada, mostrando, em linhas gerais e de maneira sucinta, um pouco da história da via e o porquê de ser considerada uma via clássica. Buscamos também fazer uma brevíssima descrição da via e apresentar um croqui inédito para ela. Com isso, queremos resgatar um pouco da história do CERJ através de suas conquistas, relembrando pessoas e lugares que foram importantes para o clube. A ideia é fazer uma via por mês e disponibilizarmos o material para os associados do clube e o acesso no site para todos os interessados.

A lista de vias clássicas foi elaborada com a ajuda de Mariozinho Richard (que fez uma primeira listagem) e que foi brilhantemente complementada pelo Waldecy Lucena. Ao final, ficamos com uma lista de cerca de 30 vias de escalada. Importante destacar que o levantamento feito pelo Wal inclui conquistas importantes para além das vias de escalada, como o Caminho das Orquídeas e os Portais de Hércules, que ainda estamos trabalhando para saber como apresentar. Em breve damos mais notícias a respeito.

Por fim, gostaria de agradecer a todos que toparam esse projeto. Em primeiro lugar, ao Magal, que “comprou” a ideia assim que surgiu, deu grande incentivo e se dispôs a elaborar os croquis. Ao Mariozinho, que emprestou material antigo e esteve disponível para inúmeras conversas. Ao Wal, por compartilhar seu enorme conhecimento – e acervo de fotos – com a gente. Ao Breno e à Jana, pela revisão técnica do croqui, deixando-o ainda mais preciso. Ao Krrô, pela leitura atenta do texto e apresentação de inúmeras sugestões.

Esperamos que, nas próximas edições, mais pessoas possam contribuir para tornar esse projeto ainda maior e envolver toda a comunidade do CERJ. Estou à disposição.

Igor Costa

Acesse o primeiro Informativo do Projeto Vias Clássicas do CERJ aqui: https://cerj.org.br/vias-classicas-do-cerj/