No último sábado (19) o montanhismo perdeu Idalício Manoel de Oliveira Filho, aos 94 anos. Era o Sócio mais antigo do Centro Excursionista Brasileiro, na ativa desde 1950.

Jornalista e funcionário mais antigo da prefeitura do Rio na ativa, em 2015 recebeu a Medalha Primeiro de Março, criada pela prefeitura para condecorar personalidades da cidade, dentro das comemorações pelos 450 anos do Rio.

Antes de trabalhar na prefeitura, ele atuou como redator em vários veículos de comunicação, onde foi um dos maiores divulgadores do montanhismo.

“Participar da campanha pela manutenção do domínio público do Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos, pelo Correio da Manhã nos anos 60, me deu o maior orgulho. Como também foi emocionante acompanhar a cobertura de uma escalada noturna ao Pão de Açúcar pela Tribuna da Imprensa e a Última Hora.” (1)

No CERJ, em 1964, uma conquista nas Prateleiras, no Parque Nacional de Itatiaia, foi homenageada com seu nome, a Chaminé Idalício. Seus conquistadores: Carlos Carrozzino, Etzel Von Stokert e Giuseppe Pellegrini.

Nas palavras do montanhista Carrozzino, ele era uma pessoa muito meiga, amiga, boa de conversar e de coração aberto.

Fontes:
https://oglobo.globo.com/rio/encontros-de-domingo-seu-idalicio-20744533
https://www.facebook.com/centroexcursionistabrasileiro/
https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2022/03/6361610-morre-idalicio-de-oliveira-funcionario-mais-antigo-da-prefeitura-do-rio.html

________

(1) http://www.pcrj.rj.gov.br/web/portaldoservidor/exibeconteudo?id=2782562