Classificação de Caminhadas

A palavra trek tem sua origem na língua africâner. Ela passou a ser amplamente empregada no início do século XIX, pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores Holandeses que colonizaram a África do Sul. O verbo trekken significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que a única forma de se locomover de um ponto para outro era caminhando.

Quando os Britânicos invadiram a região e estabeleceram seu domínio político na África, a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a designar as longas e difíceis caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente, em busca de novos conhecimentos, como a nascente do rio Nilo e as neves do monte Kilimanjaro.

Em seguida, chegaram os aventureiros em busca de fortes emoções, normalmente encontradas em regiões distantes e de difícil acesso, só atingidas após longas caminhadas em terrenos acidentados. Eram os novos trekkers.

Atualmente, utiliza-se a palavra também em português, significando caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para se conhecer, possibilitando um maior contato com a natureza. O Trekking (para nós caminhada) passou a ser a atividade esportiva que mais cresce no mundo.

O prazer da caminhada é o de desfrutar paisagens inéditas, que não estão ao alcance de qualquer um; uma sensação de privilégio de ir a lugares aonde poucos chegam, o de ver coisas que poucos viram; o de superioridade, força, autoconfiança e autoconhecimento. (Beck, 1994). Fonte: http://www.trilhaape.com.br/o_que_e.php

Classificaremos as caminhadas levando em consideração:
I – O tempo de duração média (somente de ida)
II – O tipo de terreno
III – O desnível a ser vencido
IV – A distância linear a ser percorrida (somente de ida)

Classificação das Caminhadas, segundo o grau de Dificuldade seguindo os critérios acima.
1 — Passeio (menos de 300m de desnivelação e menos de 2h de marcha).   Caminhada Leve.
2 — Excursão (de 300 a 600m de desnivelação e de 2 a 4 h de marcha).   Caminhada Leve Superior.
3 — Excursão esportiva (de 600 a 1000m de desnivelação e de 4 às 8h de marcha).   Caminhada semipesada.
4 — Excursão alpina (mais de 1000m de desnivelação com ou sem passagem delicadas e ou com mais de 8 horas de marcha).   Caminhada Pesada.

Obs1.: Ao abrir pranchetas para excursões a estes locais, colocar algumas destas informações nas mesmas.
A tabela de classificação acima foi traduzida de um guia de caminhadas da Suíça. Naturalmente adaptei-a as peculiaridades das nossas “montanhas”, e nossas necessidades.
Obs2.: As classificações acima se aplicam a montanhistas em boa forma física e acostumados a caminhadas em ambientes de trilhas e montanhas.
Obs3.: As altitudes informadas das montanhas não correspondem necessariamente ao desnível a ser vencido pelo excursionista, pois na maioria dos casos o início da caminhada já parte de uma cota elevada.

RECOMENDAÇÕES:
A dificuldade de um itinerário na montanha depende de um certo número de parâmetros, como a estação do ano, a hora da prática, as condições meteorológicas, a temperatura, a altitude e, sobretudo suas (e do grupo) condições física, técnica e psicológica, seus equipamentos (mochila, botas de caminhada, bastões entre outros) e seu conhecimento do meio montanhistico.

Mesmo que normalmente se faça excursões por trilhas bem conservadas e até balizadas, não se deve esquecer que na montanha o tempo muda rapidamente. Iniciando a prática numa bela e luminosa manhã não significa que se esteja livre de ser surpreendido pelo mau tempo, a chuva, a neblina, o vento forte e frio sucedendo rapidamente o sol e o calor.

Para se proteger em tais situações, tenha sempre à mão na sua mochila um pulôver de lã, um anorak quente, um impermeável ou um poncho, um par de luvas, um par de meias quentes e um boné, e para se proteger do sol óculos e creme protetor solar, além de lanterna com pilhas e lâmpadas em bom estado e sobressalentes para reposição sem esquecer naturalmente de uma quantidade de água condizente com o esforço a ser empreendido e um correspondente lanche para repor as energias e manter seu metabolismo em perfeitas condições de funcionamento.

José de Oliveira Barros