Boa noite, pessoal!
Vim aqui compartilhar com vocês a experiência deste fim de semana.
Como alguns já sabem, “Rodolfofo” se mudou para Brasília e agora este tornou-se pra mim mais um caminho da roça.
Na minha última visita a ele, combinamos com uns amigos de escalar o que a galera de lá está acostumada: boulder e vias atléticas. Uma escalada muito diferente das tradicionais vias que estou acostumada a escalar aqui no Rio.
Nosso destino foi a cidade de Água Fria de Goiás-GO, há 120 km de Brasília, onde encontramos um setor muito bonito para escalada: setor Belchior!
Fizemos um bate-volta no domingo! 1h30 de carro, saindo de Brasília pela estrada no sentido da Chapada.
Estrada muito boa cortando a sequidão do Cerrado que encontramos nessa época do ano.
Eu e Rodolfo estávamos bastante empolgados pra “apertar” as rochas do planalto central.
O acesso ao setor é bastante tranquilo. Saímos da estrada e fizemos uma mini trilha de mais ou menos 5 minutos e logo nos deparamos, em meio a todo a aquele relevo plano, um afloramento de granito que me fez associar à imagem daqueles castelos antigos. À primeira vista a rocha me lembrou uma miniatura do nosso pico das agulhas negras, em Itatiaia, com todas aquelas fendas e reentrâncias! Muito lindo!
Aproximando mais do setor e se “embrenhando” em fendas naturais da rocha, acessamos uma pequena caverna. Caminhamos por uns 50 metros entre becos sinuosos, que tinham sinais de terem sido moldados a milhões de anos pela ação da água, e encontramos grandes salões, com uns paredões de aproximadamente 20 m.
Um lugar incrível e singularmente bonito!
Nos instalamos no setor chamado “Tromba D’água” e escalamos algumas vias lá localizadas.
A variedade de graus é bem grande e pode agradar a diversos gostos e níveis.
Pedra pontuda, cortante, textura lisa, agarrões, pesões, muita força, consciência corporal, impulso, botes e uso do corpo de forma bem diferente do que estou acostumada aqui no RJ. Embora tenha escutado tantas gírias e expressões características da escalada de lá, a sensação de superação e conquista é exatamente a mesma. É como um sotaque diferente rs
Aos que puderem e quiserem experimentar algo diferente, vale a pena! E quando estiverem pelo Planalto Central é só dar um alô pra Rodolfo que o bichinho tá lá fissurado em escalar!
P.S.: Não parávamos de falar da nossa galera do CERJ…velha guarda, CBM2017… todos os parceiros! Vocês iam curtir demais!
Compartilho com vocês algumas fotos do dia de ontem! Não tiraram foto de mim, mas eu completei via hehehe
Beijos!
Mayne