Dia: 25/09/21
Local: PNT
Guia: Roberto Schmidt
Ponto de Encontro: Estacionamento do Centro de Visitantes na Administração do PNT.
Horário: 8:30
Participantes: Monica Esteves, Gisela Puppin, Jana Meneses, Marcia Aranha, Christina Tarisse, Waldinar Menezes, Mariana santos e Katia Pacheco.

Avaliação: Partimos às 8:50 pela trilha que se inicia no asfalto da Estrada do Imperador, cortando o espaço final da área chamada de Meu Recanto e cruzando a Estrada Princesa Imperial, onde se inicia a trilha do Mirante, renovada pelo pessoal do PNT, seguindo à esquerda da antiga trilha, que estava localizada dentro de uma voçoroca. O novo trajeto segue até a bifurcação: Alto do Cruzeiro (direita) e Mirante da Cascatinha (em frente).
Primeiramente, seguimos para o Alto do Cruzeiro, com a trilha em boas condições e bem sinalizada, onde fizemos a primeira parada. Essa trilha, pela facilidade de acesso  e ótima orientação, se presta para atividades com crianças e idosos (nos anos anteriores, foi a escolhida para Caminhada dos Veteranos das Montanhas, atividade realizada em conjunto com o CEB, CREJ e CEG).
A segunda etapa, foi feita tomando o caminho de volta até a bifurcação da trilha do Mirante da Cascatinha (à direita), e seguindo até a área de entrada do mirante, que está interditado, em virtude da pandemia, para evitar aglomerações.
Após realizarmos a segunda parada, voltamos pela mesma trilha até a Estrada Princesa Imperial e, após a travessia da pequena ponte, tomamos a direção à esquerda, seguindo para a área do Recanto das  Jabuticabeiras, onde, segundo informação da Monica Esteves, haveria a possibilidade de degustarmos as deliciosas frutinhas, pois está na época de frutificação! Mas por conta da irregularidade do clima carioca, as jabuticabas ainda não estavam no ápice e apenas alguns galhos no alto já mostravam o início do processo.
Como já estávamos novamente na Estada do Imperador e já era 11:40, demos por terminada a atividade.

Obs. Foram quatro carros dirigidos por idosos(as), com os respectivos cartões que ficam nos para-brisas.

Devemos ficar atentos às novas instruções do PNT sobre uma futura, possível verificação e comprovação das vacinas aos visitantes.

Roberto Schmidt