Caminhada à PEDRA HIME

Data: 26 de setembro de 2021.
Altitude: 385 m.
Curiosidade: Nome dado a Francis Hime,  grande proprietário da região, onde criava cavalos de raça.
Duração : subida 1h40min, descida 1h25min. Tempo total 3h30min.
Guia: Carlos Alberto Carrozzino
Participantes:  Miriam Gerber, Monica Esteves, Waldinar  Menezes (encerra fila), Camilla de Oliveira Santos e Katia Pacheco.

A caminhada  começa dentro da Pedreira Tamoyo, onde se deve dirigir até a portaria e preencher um formulário de entrada. Seus funcionários são sempre gentis.

A caminhada se desenvolve dentro de uma mata densa, onde a sombra é a tônica. Ela tem uma característica interessante, pois ao chegar no colo, inicia uma boa descida e outra subida para rodear a pedra. Ao encontrar a pedra, faz-se uma subida bem deteriorada, onde se encontram cordas e fitas que servem de apoio, evitando escorregões. A seguir tem um pequeno lance de escalada, parecido com o da Serrilha do Papagaio, que pode ser transposto sem muitos problemas. Como o lugar é íngreme e escorregadio, é aconselhável levar um “bacalhau” de 30m para descer com segurança este lance.

A caminhada segue em direção a um mirante. Para passar em uma pequena laje com segurança é preciso utilizar mais uma corda. Até chegar ao mirante o caminho sobe um pouco e desce mais ainda. A descida, após utilizarmos rapel e segurança no lance de escalada, foi sem qualquer incidente.

Caminhada super agradável, com participantes maravilhosos.