Rio de Janeiro, sábado 11 de setembro 2021
Hoje tive o privilégio de participar, em conjunto com a Mariana, a Kátia, o Júlio e o Charles, na retomada das aulas práticas do CBM-2020 no Campo Escola do Grajaú; e foi com grande satisfação que travei este meu primeiro contato com a turma.
A programação das atividades desta retomada do curso constou de uma caminhada ao cume do Perdidos do Andaraí, guiada pelo Júlio e a Kátia, seguida das práticas de ascensão em corda fixa com o auxílio de Prussik, com orientações ministradas pelo Charles e uma iniciação na prática do rappel orientada por mim.
Enquanto a turma foi fazer a caminhada, a Mari o Charles e eu ficamos equipando as vias onde a turma vai exercitar as duas fases restantes das atividades propostas para hoje; e neste período o Charles nos deu um show dos seus conhecimentos sobre a variedade de nós aplicáveis tanto no montanhismo, como na atividade profissional que ele exerce, o cara é muito bom no assunto.
Com certeza, neste primeiro contato que tive com a turma, todos me deixaram boa impressão, constatei que todos no grupo estão realmente interessados em tornarem-se bons montanhistas. Eles prestam bastante atenção nos ensinamentos ministrados participando ativamente das atividades programadas, fazendo inclusive os questionamentos adequados e inerentes ao nível de aprendizado de cada um, pois dentre os 8 participantes da jornada, 2 já possuem alguma vivência na arte da escalada.
Esta turma é bem atípica, tem apenas uma representante do sexo feminino, mas em relação a participação nas atividades, com certeza é uma das mais animadas, todos se saíram muito bem nos 3 quesitos apresentados hoje e a julgar pelo papo que batemos ao final da atividade, todos saíram satisfeitos e animados para a continuação do curso. Todos estão de parabéns.
Zékili.