A mobilização em prol da manutenção da visitação do parque dois irmãos atingiu seu objetivo com vitória na votação ocorrida ontem (13.11.2018), em reunião do conselho consultivo, com a presença de mais de 40 pessoas.
Os acessos às trilhas, vias de escalada seguem liberados.
A prática dos esportes de montanha (caminhada, escalada e highline) e turismo de aventura nessas emblemáticas montanhas continuam permitidas.
Obrigada à todos os montanhistas que participaram dessa importante mobilização.
Obrigado aos parceiros que foram dar seu depoimento sobre gestão de unidades de conservação, como: parque nacional da tijuca, mona pão de açúcar e mosaico carioca.
Obrigado a todas as instituições ligadas às atividades ao ar livre que manifestaram apoio ao acesso à visitação em parques: avistar, acta, abeta, afnatura.
Obrigado a todas as entidades de montanha que manifestram apoio à causa: ACESSOPANAM, CBME, AGUIPERJ, CEU, CMV, CEB, CEC, CEF, CEC, CEG, CEL, CEP, CERJ, CET, CNM E GEAN.
Reconhecemos o mérito da gerência de unidade de conservação ambiental (guca) em manter o diálogo aberto durante todo o processo.
Resultado da reunião:
A votação foi realizada em dois estágios:
1) Foi votada a versão proposta pela empresa consultora do plano de manejo, que vetava o acesso à parede, e ao irmão maior – esta proposta foi rejeitada por unanimidade dos conselheiros presentes, sendo uma abstenção.
2) Foram votadas as duas alternativas de revisão apresentadas pela femerj – ambas contemplando a possibilidade de visitação na zona de conservação, que era proibida na versão do plano da empresa consultora – sendo a proposta vencedora a que cria um corredor na zona de preservação, possibilitando o acesso à parede e ao irmão maior, onde se desenvolve a trilha atual.
A FEMERJ continuará acompanhando o processo até a publicação do Plano de Manejo. Nos vemos nas montanhas!
Para ler no site, clique aqui http://www.femerj.org/2018/11/14/manutencao-do-acesso-historico-aos-dois-irmaos/