Ao longo de toda sua existência a FEMERJ trabalha ativa e continuamente pelo desenvolvimento do montanhismo e pela proteção das áreas naturais. Muito deste trabalho vem sendo realizado através de parcerias com as instituições que formulam e fomentam as políticas públicas em prol da preservação e defesa ambientais, tanto no âmbito estadual quanto federal.
Nesse momento em que a possibilidade de rebaixamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA) é aventada, nos causa preocupação, devido a importância da agenda ambiental para as montanhas, para a vida humana, e para o próprio planeta.
A FEMERJ destaca a importância da manutenção do meio ambiente no primeiro escalão de governo, como fundamental para a conservação ambiental brasileira.
Da mesma forma, devido a mudança de governo, vem manifestar seu posicionamento com relação aos seguintes pontos: (1) contrário a qualquer possibilidade de rebaixamento do status das instituições responsáveis pela área ambiental, em qualquer das esferas de governo (federal ou estadual); e (2) que os cargos técnicos sejam ocupados por profissionais comprovadamente capacitados, de preferência das próprias instituições.
A FEMERJ ressalta que a luta pela conservação ambiental é contínua e, independentemente do cenário político, deve ser mantida e convida à todos os interessados na temática de conservação ambiental e vivência em áreas naturais a participar das ações e discussões promovidas pela FEMERJ.
Ressaltamos ainda que a FEMERJ é uma organização apartidária, sem fins lucrativos que funciona exclusivamente através de trabalho voluntário.
Nos vemos nas montanhas!
Para ler no site, clique aqui http://www.femerj.org/2018/10/28/manifesto/
A FEMERJ é uma entidade que funciona exclusivamente com trabalho voluntário e tem como objetivos a organização do esporte no Estado, difusão da cultura de montanha, debate em torno das melhores práticas, realização de campeonatos e a promoção de um montanhismo autônomo, responsável e de mínimo impacto.
Para saber mais, visite http://www.femerj.org/